Oferta com compras a partir de 50 €
pt

O que é o FPS? Como escolher protetor solar para o seu rosto

Os raios de sol fizeram-me cócegas no nariz e o meu humor melhorou imediatamente! Quero caminhar mais, passar mais tempo ao ar livre e aproveitar o sol ☀️...
Enviado por:: Lucia Kovacova
Atualizado:: 10/29/2024
O que é o FPS? Como escolher protetor solar para o seu rosto #1
Conteúdo do artigo1. O que é SPF e porque é que há estas letras num pote de creme?2. Níveis de proteção: quais são? 3. Filtros químicos em SPF4. Protetor solar com filtros físicos5. Escolher o protetor solar que mais combina contigo6. Como usar corretamente o creme de rosto com SPF

Os raios de sol fizeram-me cócegas no nariz e o meu humor melhorou imediatamente! Quero caminhar mais, passar mais tempo ao ar livre e aproveitar o sol ☀️

Mas se não proteger a sua pele dos raios ultravioleta prejudiciais, o "presente" será o fotoenvelhecimento, as manchas da idade e a pele seca e baça. Você precisa disso?

Achamos improvável.

A pele deve ficar radiante, saudável, cheia de força e sem rugas 👍

Para isso, irmãs, inventámos produtos maravilhosos com a sigla FPS, e vamos descobrir o que é e como escolher um protetor solar para o rosto.

O que é SPF e porque é que há estas letras num pote de creme?

SPF é a sigla para fator de proteção solar, ou seja, fator de proteção contra o sol, ou seja, contra os raios UV.

Note que existem dois tipos de radiação na luz solar:

  1. Radiação UVA. Este tipo não provoca queimaduras, mas são precisamente estes raios que provocam o fotoenvelhecimento e podem ser causadores de cancro. Todas estas rugas, pigmentações e vincos na pele são causados ​​pelos raios UVA. E o mais lamentável é que este tipo de radiação não é bloqueado pelo vidro, pelas nuvens ou mesmo pelo ar frio do inverno.
  2. Raios UVB. Este é o culpado pela vermelhidão, descamação e outros problemas que ocorrem na pele durante a exposição prolongada ao sol. O efeito mais poderoso da radiação UVB é das 10:00 às 16:00, é nesta altura que os raios UVB têm um grande efeito na camada exterior da derme. 

Sis, tens de escolher um SPF facial de largo espectro que proteja contra os efeitos negativos de ambos os tipos de radiação 💪

Já descobriste isso?

Avançamos.

Níveis de proteção: quais são? 

Na embalagem do protetor solar, existem números ao lado das letras SPF. Este indicador indica a eficácia com que o produto protege contra os raios ultravioleta. Aquilo é:

  • SPF15 – bloqueia 93% dos raios e permite-lhe estar ao sol 15 vezes mais do que conseguiria sem SPF15;
  • SPF30 – bloqueia 97% da radiação e aumenta em 30 vezes o tempo de exposição solar;
  • SPF50 – máxima proteção solar para o rosto com 98% dos raios bloqueados. É um SPF com este nível de proteção que sisters aconselham a usar antes de sair para uma caminhada ☝️ 

Note que nenhum creme protegerá a sua pele a 100%. Mas não vai estar exposta ao sol durante todo o verão, certo? 

Por isso, deixe que as nossas sisters a ajudem a descobrir qual o melhor protetor solar facial para si, e para isso deve ler a composição do produto (sim, deve ler e saber a que deve prestar atenção). 

Filtros químicos em SPF

Todos os componentes contidos na proteção facial SPF são convencionalmente divididos em dois grupos:

  • filtros SPF orgânicos ou químicos;
  • filtros SPF físicos.

Os filtros químicos SPF incluem componentes que não refletem, mas absorvem a radiação UV prejudicial. Os filtros químicos de nova geração são eficazes no combate aos raios UVA e UVB, por isso procure os seguintes ingredientes num creme facial com SPF, como Avobenzona, Octocrileno, Octinoxato, Tinosorb. Ou mantenha uma seleção de protetores solares com filtros químicos das sisters:

Protetor solar com filtros físicos

O protetor solar com filtros físicos contém dióxido de titânio e óxido de zinco (óxido de zinco, dióxido de titânio). Estes dois ingredientes são responsáveis ​​por uma textura mais espessa e podem deixar ligeiras marcas brancas (dando assim um efeito branqueador à pele), que geralmente desaparecem rapidamente.

O SPF com filtros físicos parece refletir ou dispersar a luz ultravioleta, mas há uma grande desvantagem: os filtros físicos têm uma vida útil curta, e é por isso que o creme facial com SPF precisa de ser reaplicado periodicamente! Sugerimos que tenha em atenção os seguintes FPSs com filtros físicos:

As nossas meninas (bem, ok, as principais cosmetologistas do mundo, mas as nossas meninas também) acreditam que o protetor solar perfeito deve conter filtros físicos e químicos. Para não perder tempo a procurar qual é o SPF, vá à secção de Protetor Solar☀️ e escolha os filtros que precisa: físico, químico, químico - nova geração ou combinado☝️

Escolher o protetor solar que mais combina contigo

Para escolher o protetor solar certo para a tua pele, seria ótimo entrar em contacto com um cosmetologista 🙋

Mas é uma rapariga independente e quer descobrir as coisas sozinha, certo? (se leu até aqui, é definitivamente verdade!).

Então, ao que deve prestar atenção?

  1. Escolha um SPF de proteção de pelo menos 30. Se passa muito tempo ao ar livre, as nossas irmãs aconselham a escolher um creme com SPF de proteção 50.
  2. É melhor que o protetor solar tenha um amplo espectro de ação. Certifique-se de que o protetor solar escolhido protege contra os raios UVB e UVA. 
  3. Considera o teu tipo de pele. Para pele oleosa e com tendência para borbulhas, é melhor escolher fórmulas leves de protetor solar, os produtos para pele seca devem ter uma função hidratante adicional e, para pele sensível, deve escolher cremes FPS com filtros físicos, uma vez que os componentes químicos na composição do creme protetor podem causar desconforto e irritação. 

E não te esqueças dos cuidados adicionais com a pele do rosto 👌

Existe um grande número de filtros solares que, para além da sua função principal, proporcionam hidratação, nutrição adicional à pele e possuem proteção antienvelhecimento ou antioxidante. Estes produtos são uma opção ideal para reduzir o número de passos nos cuidados diários ☺️

Já agora, uma dica de vida: para um bronzeado perfeito, podes começar com a máxima proteção no início das tuas férias e reduzir gradualmente o fator de proteção solar. Mas usa-o de forma gradual e uniforme!

Como usar corretamente o creme de rosto com SPF

Falamos sobre os conceitos básicos e as nuances de como escolher um protetor solar ✔️ 

Resta lembrar qual a melhor forma de usar o creme de rosto com SPF.

Apenas alguns factos:

  • aplique o produto como um creme facial normal – lentamente, sem pressionar, ao longo das linhas de massagem;
  • não poupe na quantidade de creme – espalhe o produto no sentido do comprimento entre os dedos indicador e médio e esfregue essa quantidade no rosto para proteger a pele. 
  • A proteção SPF leva tempo, por isso aplique o produto pelo menos 20 a 25 minutos antes de sair ao sol.

E por fim: não se esqueça de reaplicar o SPF a cada duas horas ou mais ⏰ 

Ame a tua pele como nós te amamos 💖

Cuida dela e proteje-a das influências negativas. Que o sol traga apenas alegria e vitamina D!

Lucia Kovacova
Lucia Kovacova
Author
#cosméticacoreana
Gostou do artigo?
apoiar o autor
13 gostos
Ao subscrever, concordo com os termos de