Não acredito que ainda esteja vazia!
Se adicionou algo anteriormente, inicie sessão para ver os artigos e concluir a compra.
Ah, é difícil até imaginar cuidados diários sem cosméticos! Desmaquilhantes, tónicos para a pele, hidratantes, cosméticos decorativos – é preciso muito para melhorar a sua aparência! E isso acrescenta confiança, não é, sis?
No entanto, há casos em que um frasco novo tão desejável na prateleira causa uma reação alérgica. O que fazer?
As nossas irmãs vão ajudar-te a descobrir. 🤓
Vamos primeiro separar dois conceitos: alergia e irritação.
A irritação é um sintoma local, principalmente vermelhidão, secura excessiva e descamação da pele.
Uma alergia é a resposta do sistema imunitário a um agente irritante. Em algumas meninas, uma reação alérgica só aparece ao fim de 7 a 14 dias, imagine-se! E, infelizmente, é impossível livrar-se dele simplesmente removendo o agente que causou a reação. As alergias requerem um tratamento complexo e, neste caso, sister, é necessário definitivamente de consultar-se com um dermatologista 😔
Com produtos irritantes, tudo se torna mais fácil: só tem de remover os cosméticos que causam irritação da sua rotina de cuidados com a pele e todos os sintomas desaparecerão em 24 horas.
Os sintomas mais comuns que as nossas irmãs experimentaram durante uma reação alérgica incluem:
Entre as manifestações graves das alergias estão o edema e o choque anafilático. Estes sintomas exigem atenção médica imediata, por isso esteja alerta e responda imediatamente. ☝️
Tenha em atenção a composição do produto cosmético, pois alguns ingredientes presentes nos cosméticos podem desencadear reações alérgicas.
Na maioria das vezes, a irritação e as alergias ocorrem em cosméticos que contêm:
Retinol. O retinol é uma ótima ferramenta para estimular a síntese natural de colagénio e proporcionar um efeito lifting, mas este componente causa frequentemente alergias. Escolha cosméticos com bakuchiol, que é um substituto do retinol e não causa efeitos secundários.
Aromatizantes. Os componentes aromáticos são uma das principais causas de reações alérgicas. Mesmo os produtos rotulados como "sem perfume" podem conter fragrâncias que mascaram o odor e também podem causar irritação.
Conservantes. Conservantes como parabenos, derivados de formaldeído e isotiazolinonas (muitas palavras complicadas, mas não conseguimos perceber sem elas) são utilizados para prolongar a vida útil, mas podem causar alergias. Se vir palavras tão longas na embalagem de cosméticos, teste o produto antes de o utilizar completamente.
Corantes. Os corantes sintéticos podem causar irritação. Se a sua pele é propensa a irritações, então escolha cosméticos sem corantes.
Sulfatos. Os sulfatos são usados em muitos detergentes. Embora sejam eficazes na remoção da sujidade e da oleosidade, também podem retirar os óleos naturais da pele, causando secura e irritação. Os cosméticos sem sulfato são bastante comuns hoje em dia, pelo que, para pele seca e irritada, deve escolher produtos sem componentes com sulfato.
Lanolina. A lanolina, derivada da lã de ovelha, é um ingrediente comum em produtos hidratantes. Um ingrediente bastante eficaz, mas pode causar reações alérgicas.
Além disso, alguns ingredientes naturais dos cosméticos podem causar irritação e alergias. Por exemplo, os óleos essenciais. Se tem pele sensível, usar cosméticos com extratos de melaleuca ou lavanda pode causar uma reação negativa, por isso escolha os produtos da sua bolsa de maquilhagem com cuidado. 🌿
Quando um novo produto aparece na sua rotina de cuidados com a pele, vale a pena testá-lo numa pequena área da pele. Mesmo que os ingredientes já tenham sido adequados para a sua pele, seria uma boa ideia fazer um teste de contacto, uma vez que a combinação de ingredientes num novo produto pode causar irritação.
Aqui está um breve guia sobre como realizar um teste cutâneo para detetar uma reação:
Mesmo após um teste de contacto e uma reação cutânea positiva a um novo produto cosmético, não adicione vários produtos novos à sua rotina habitual de cuidados com a pele ao mesmo tempo. Algumas das nossas irmãs tiveram casos de reações alérgicas tardias e, para ter a certeza absoluta de que a sua pele reage bem a todos os cosméticos, não altere drasticamente a sua rotina de cuidados com a pele de uma só vez 🙂
Em média, utilizamos 6 a 12 cosméticos por dia e, quando um novo produto aparece na sua bolsa de maquilhagem, leia os ingredientes e teste a reação do produto antes da sua utilização completa. Estes passos simples irão ajudá-lo a evitar resultados indesejados e a manter a sua pele em perfeitas condições 🤩
Mas se a sua pele ainda estiver irritada, sisters aconselham a prestar atenção aos géis de aloé vera que ajudarão a acalmá-la:
Vamos Manter-nos em Contacto!
Enviar-lhe-emos descontos, novos artigos e dicas de cuidados da pele K-beauty.